Seguidores

segunda-feira, 28 de março de 2011

Citizen Kane (Cidadão Kane)

Filme estrelado e dirigido por Orson Welles


     O imediatismo da sociedade norte-americana; a velocidade da vida entre o acaso das gerações e os contornos que oportunizam o excesso e o fracasso, traduzem neste filme as consequências que o "American way of life" podem construir ante as promessas da vida.
     Enquanto o gesto louvável da filantropia enobrecem o homem em sua modéstia e sinceridade; o ego-centrismo e a auto-suficiência anulam a boa intenção, e ocasionam resultados inesperados, levando a situações e problemas incontornáveis.
     A reflexão e o desfecho final da obra despertam os sentidos a esperar o quanto nossas decisões (no caso da decisão da mãe de Charles Kane) podem significar a serem tamanhamente importantes e transformar toda uma existência.

terça-feira, 15 de março de 2011

Il postino di Pablo Neruda

    
     Nesta narrativa que salta a alma a sensibilidade, unindo historietas e ficção, a trajetória do poeta chileno Pablo Neruda empresta poesia e sonho a um filho de pescador de uma "península" italiana.
     Lá, o poeta se exila, e passa a corresponder o sonho e a fantasia de seu jovem carteiro; o carteiro passa a viver a poesia do poeta retratando-a ao seu simples cotidiano.
     Desta brincadeira, a universalidade do texto nerudiano encontra subterfúgios nos costumes conservadores italianos, e escreve com seu colorido o amor do carteiro com a sobrinha de uma cristã Donna de "cocina".
     Por fim, o casal se casa, tendo como padrinho o poeta, que leva o enredo a um desfecho, cheio de surpresas e nostalgias.

CArga explosiva III

  
     A aritmética do cinema de ação atravessa, hoje, continentes. De país a outro, os enredos regem, uma dinâmica universal, mais do que local. A grandiosidade da industria cinematográfica, exige pouquíssimo dos recursos artísticos por parte dos atores.
     Com uma proposta restrita, a obra "Carga explosiva III", cabe em si, o retrato do cinema de aventura sem temática pessoal. Talvez o incrível e o realismo da imaginação sejam mais dinâmicos que a órbita dos conflitos e dramas que o sentimento espera.
     Hollywood é uma árvore. Tal qual seus ramos desprendem uma flor que desabrocha todos os dias. Sendo contínuo o lançamento de filmes do gênero ação, fica portanto, a se esperar maior amplidão que neutralize o realismo da imaginação ao pessoal.